domingo, 5 de janeiro de 2014

AS MINHAS AVÓS CARIOCAS

“A MEMÓRIA É UMA CURIOSA MISTURA DE LEMBRANÇAS E ESQUECIMENTOS”
Jorge Luís Borges

Algumas das lembranças mais vívidas da minha infância e adolescência, são as que ficaram da minha convivência com a avó Nanda. Era brasileira, nascida no Rio de Janeiro no virar do século, mais precisamente em 1901 e embora tendo vivido a maior parte da sua vida em Portugal, foi profundamente marcada pelas suas raízes cariocas. O seu jeito de falar, não pelo sotaque, que já pouco se notava, mas pelas palavras que só ela usava, pelo seu sentido de humor e sobretudo pela sua alegria de viver. Era uma mulher à frente do seu tempo.

Na minha memória desfilam ainda hoje as inúmeras histórias que contava. Pequenos relatos da sua vida, quais peças de um imenso puzle.

Muitos anos passaram e o desejo de juntar as peças desse puzle foi crescendo. Queria preservar essa memória feita de lembranças e não de esquecimentos, para a minha filha e um dia para os meus netos.

A memória do passado dá-nos força, percebemos que somos únicos, produtos duma magnífica cadeia de eventos que se perde no tempo. Cada geração é o ultimo elo dessa cadeia e preservar a nossa história é assegurar a continuidade desses elos.

Das pontas soltas das histórias contadas fui resgatando do esquecimento os meus antepassados e a história das minhas "Avós Cariocas" é uma de muitas.



As "Minhas Avós Cariocas" - Árvore Genealógica da avó Nanda 

É a história de sete gerações de avós nascidas no Rio de Janeiro em cento e cinquenta e dois anos de História.

Tudo começou na 4ª década do século XVIII com dois açorianos da Ilha Terceira, Manuel Pimentel de Mesquita e Inácia de Jesus Ormonde, que casaram em 1743 no Rio de Janeiro.

Fruto deste casamento nasceu a 7 de Julho de 1748 , Rosa Bernarda de Jesus Ormonde Pimentel de Mesquita, a primeira de sete gerações de mulheres nascidas no Rio de Janeiro - AS MINHAS AVÓS CARIOCAS.

Todas elas casaram com imigrantes portugueses que tentaram a sua sorte no Rio de Janeiro ao longo dos séculos XVIII, XIX e XX, e assim aconteceu esta história.



1ª Geração
Rosa Bernarda de Jesus Ormonde Pimentel de Mesquita
Nasceu no Rio de Janeiro a 07.07.1748

2ª Geração
Ana Joaquina Pinto de Castro
Nasceu no Rio de Janeiro em 1781

3ª Geração
Catarina de Sena Pinto de Castro Vilaça
Nasceu no Rio de Janeiro a 27.05.1804


4ª Geração
Maria José da Encarnação Pinto de Castro Vilaça
Nasceu no Rio de Janeiro e foi baptizada a 27.04.1823

5ª Geração
Maria da Encarnação dos Santos Leal
Nasceu no Rio de Janeiro a 02.07.1841

6ª Geração
Luciana Leal Ferreira Souto
Nasceu no Rio de Janeiro a 27.12.1876


7ª Geração
Fernanda Amélia Leal Souto de Campos Amaral
Nasceu no Rio de Janeiro a 08.10.1901



A avó Nanda foi a última a nascer no Rio de Janeiro, em 1901 e, por ironia do destino, foi pela mão de um açoriano da Ilha Terceira, o avô Herculano, que regressou ao Portugal dos seus antepassados.

Contar a sua história é perpetuar a sua memória, o meu passado, e também a história da “Cidade Maravilhosa”, desde o tempo em que de capital da colónia, passou a capital do reino, a capital do império e finalmente a capital da república desse grande país que é hoje o Brasil.






Sem comentários:

Enviar um comentário